
A Corregedoria Geral da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) instaurou nesta quinta-feira, 21, duas sindicâncias administrativas punitivas contra dois delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Segundo duas portarias publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, os alvos das sindicâncias os delegados Cidorgeton Pinheiro da Silva e Marcelo de Araújo Aranha.
Além disso, a Corregedoria designou uma Comissão Permanente de Disciplina para efetivar as investigações sobre a conduta dos dois servidores da Polícia Civil. A comissão será presidida pela delegada Josenilda Maria Santos Costa de Oliveira e terá também a participação dos delegados Marcus Dayan Pereira Teixeira de Vasconcelos, Gustavo André Leite Santana.
Sobre as razões que motivaram a abertura das sindicâncias, a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que não é permitido publicação de detalhes para resguardo de investigações e em obediência a garantias constitucionais.
Em 27 de fevereiro de 2019, em portaria publicada no Diário Oficial do Estado, o delegado Cidorgeton Pinheiro da Silva foi retirado do expediente das Delegacias Municipais de Polícia Civil de Assú, Itajá e São Rafael. Ele ocupa hoje a delegacia de Macaíba.
Já o delegado Marcelo de Araújo Aranha é o responsável pelo distrito policial de Nísia Floresta.
Segundo o delegado Marcelo Aranha, o caso se refere ao tempo em que ele ocupava o distrito policial de São Gonçalo do Amarante. “O meu caso é simples. Eu estava, em 2016, na delegacia de São Gonçalo do Amarante. Foi quando a promotora da cidade encaminhou ofício para entrega, em mãos, para mim. Só que não foi recebido em mãos, pois quem deve receber o documento é o cartório da delegacia. É só isso. Eles abriram sindicância para apurar isso”, justifica.
Marcelo Aranha acredita também, como o caso aconteceu em 2016, que a portaria sobre a sindicância será revogada, pois o fato teria prescrito. “A prescrição acontece após dois anos. E o fato aconteceu há dois anos e meio”, resume.
O Agora RN não conseguiu ouvir o delegado Cidorgeton Pinheiro da Silva.
Fonte: Agora RN