No início deste domingo (2), uma gestante teve um parto inesperado na recepção do Instituto de Maternidade Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande. O nascimento foi realizado pela médica de plantão poucos minutos após a gestante chegar à unidade hospitalar.
Segundo a direção do ISEA, a gestante deu entrada na maternidade apresentando perda de líquido e dor moderada. Antes mesmo de passar pela consulta médica, ela entrou em trabalho de parto. As equipes médicas, com a presença da médica e uma enfermeira, prontamente auxiliaram no parto, que ocorreu na própria recepção, e em seguida encaminharam a mãe e a recém-nascida para a enfermaria.
A mãe, de 25 anos de idade, e sua família são da cidade de Alagoa Grande. A bebê nasceu com 2.626 kg e 29 cm de comprimento. O parto foi natural e a gestação estava na semana 39. A direção do ISEA informou que abrirá um processo administrativo para verificar se houve alguma falha no momento da triagem e classificação de risco da paciente.
O ISEA é a maior maternidade pública da Paraíba, realizando mais de sete mil partos anualmente, atendendo famílias de mais de 180 municípios. Nesta semana, a Prefeitura de Campina Grande concluirá a reforma da maior ala da maternidade, a Ala das Flores, que contará com 54 leitos. Além disso, o ISEA está passando por uma reforma completa, com reestruturação do Centro de Parto Normal, Ala Canguru, Berçário Intermediário, Centro Cirúrgico e a construção da UTI Semi-intensiva, visando melhorias e mais conforto para as gestantes e seus bebês.
Fonte: Portal Correio