A Estação Primeira de Mangueira é a campeã do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro. A escola levou à Marquês de Sapucaí enredo intitulado Histórias para Ninar Gente Grande, que tratava de heróis esquecidos pela história oficial brasileira. A escola terminou a apuração com 270 pontos. Em segundo lugar, ficou a Viradouro e, em terceiro, a Vila Isabel.

No último carro alegórico, homenageou a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada há quase um ano no Rio de Janeiro em um crime ainda não solucionado. Desfilaram pela escola seus colegas de partido, como Marcelo Freixo, e a viúva da vereadora, Monica Benicio.
No desfile, a Mangueira diminuiu os heróis tradicionais da história brasileira, como Pedro Álvares Cabral e Princesa Isabel, exaltando em seguida negros e índios.
Esta foi a 19ª vitória da Mangueira. É a segunda escola carioca com mais títulos, ficando atrás apenas da Portela.
Confira abaixo como ficaram as notas de cada escola do Grupo Especial:
1º: Mangueira – 270 pontos
2º: Viradouro – 269,7 pontos
3º: Vila Isabel – 269,4 pontos
4º: Portela – 269,3 pontos
5º: Salgueiro –269,3 pontos
6º: Mocidade – 269,0 pontos
7º: Unidos da Tijuca – 268,8 pontos
8º: Paraíso do Tuiuti – 268,5 pontos
9º: Grande Rio – 267,9 pontos
10º: União da Ilha – 267,7 pontos
11º: Beija-Flor – 267,6 pontos
12º: São Clemente – 267,4 pontos
13º: Imperatriz Leopoldinense – 266,6 pontos
14º: Império Serrano – 263,8 pontos
Mais cedo, a Mangueira já havia ganhado o tradicional prêmio Estandarte de Ouro. A láurea é concedida desde 1972 pelo jornal O Globo à melhor escola dos desfiles do Rio de Janeiro, na avaliação dos críticos da publicação.
Fonte: Veja