A Paraíba registra desabastecimento das vacinas contra catapora e Covid-19 em diversos municípios do estado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas para os estados.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que uma nova remessa de mais de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 será distribuída ainda nesta semana. Quanto à vacina contra a catapora, o governo afirmou que 150 mil doses serão distribuídas em novembro e que está finalizando o processo de aquisição regular para o envio de mais doses. (Confira mais informações abaixo)
O último lote de vacinas contra a Covid-19 recebido pela Paraíba foi registrado em 12 de setembro deste ano, data em que também ocorreu a última distribuição para os municípios. A validade dos imunizantes expirou no dia 18 de outubro. Atualmente, não há vacinas nos estoques da Rede de Frio Estadual, e a SES-PB aguarda uma previsão de chegada de novas doses.
Em João Pessoa, os imunizantes recebidos contra a Covid-19 também venceram em 18 de outubro. Apesar disso, ainda há estoque da vacina para a variante XBB para imunizar crianças com menos de 12 anos. O município também espera o envio de novas doses.
A Secretária de Estado da Saúde também confirmou que o imunizante contra a Varicela, a catapora, está em falta na Paraíba.
Quanto à vacina contra Varicela, o último lote recebido por João Pessoa foi há cerca de dois meses e foi distribuído para as unidades de saúde. Em alguns desses locais, os imunizantes se esgotaram, mas ainda há estoque disponível em algumas salas de vacinação. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas procurem sua Unidade de Saúde para verificar a disponibilidade dessa vacina.
De acordo com o Ministério da Saúde, o órgão deve distribuir aos estados um novo lote de 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 nesta semana, o que deve regularizar os estoques para a vacinação de crianças. O quantitativo faz parte de uma compra emergencial das vacinas mais atualizadas contra a doença, realizada em maio deste ano, com o objetivo de garantir a proteção máxima da população.