
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jacaraú realizou na última quinta-feira (24), o Dia D da campanha Outubro Rosa, que teve como objetivo compartilhar informações, buscando promover a conscientização para as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e colo do
útero, além de proporcionar maior acesso da população aos serviços de diagnóstico. A iniciativa integra um conjunto de ações que vêm sendo implementadas pela gestão do prefeito Elias Costa na área da atenção à saúde da mulher. As atividades aconteceram durante todo o dia, no Centro de Saúde Daura Ribeiro, iniciando cominformações sobre o autoexame, palestra educativa, consultas com ginecologista, e exames de mamografias, biópsias, colposcopias e citológicos.
“O Outubro Rosa é uma campanha muito importante, e neste período é intensificado as ações de prevenção e conscientização em todas as unidades de saúde do município, onde foram realizadas consultas, exames e palestras, procurando falar para as mulheres sobre a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama e do colo de útero. É uma ação importante para dar visibilidade, expor os riscos e as medidas de prevenção a esses dois tipos de câncer, que são os que mais afetam as mulheres. Essa prevenção não deve ocorrer somente no mês de outubro, mas durante o ano todo”, destacou o prefeito Elias Costa.
O Secretário de Saúde, Hermano Cruz, destacou que o alcance das ações se estendem além do outubro rosa. “O mês de outubro é reconhecido como o mês de conscientização sobre do controle do câncer de mama e colo uterino. Nesse período, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, intensifica suas atividades. Foram promovidas palestras, consultas com ginecologista, exames e realização de mamografias, onde neste dia “D” foram feitas 80 mamografias, com a vinda da unidade móvel de mamografia digital, o qual a gestão do prefeito Elias Costa tem trabalhado para ampliar a oferta desses serviços a população e, com essas ações, estamos garantindo o acesso dessas mulheres a atendimentos que são essenciais no contexto da atenção básica”, disse.





















Fonte: Assessoria da PMJ
Fotos: Assessoria da PMJ