
Os recursos federais travados para instituições de ensino superior poderão ser desbloqueados ainda em setembro. A informação teria sido compartilhada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante audiência da diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O encontro foi intermediado pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
A notícia foi comunicada pelo reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes, na abertura da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal da Paraíba que aconteceu sexta-feira (6), no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).
“O ministro da Educação, Abraham Weintraub, sinalizou o descontingenciamento ainda este mês de até 80% do quantitativo de recursos orçamentários que foi bloqueado”, disse o reitor do IFPB, Nicácio Lopes.
“O IFPB recebeu neste mês um incremento de 7% no orçamento, o que dará para cobrir as despesas de setembro. Para os outros três meses do ano, esperamos o anúncio do desbloqueio. Até lá vamos organizar uma sistemática interna para que nenhuma unidade, nenhum estudante seja sacrificado”, explicou o reitor.
No dia 20 de setembro, o ministro da Educação receberá um relatório sobre o desempenho da economia, momento em que será avaliado o desbloqueio orçamentário. “Foi a primeira vez que tivemos algo concreto com números e datas, com orientações plausíveis do governo federal, estamos confiantes”, concluiu Nicácio.
Em abril deste ano, o governo federal anunciou um corte de 30% nas verbas das instituições de ensino superior (universidades e institutos federais). Na Paraíba, as quatro instituições federais de ensino superior estão sob risco de paralisação das atividades por falta de recursos.
Fonte: Portal Correio