
O vereador Peron Filho, da cidade de Jacaraú, juntamente com o prefeito Elias Costa e o funcionário da secretaria municipal de agricultura, Adval Lima, reuniram-se com técnicos da EMPRAPA-CE (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na cidade de Fortaleza.
Jacaraú é conhecida como a “terra da castanha e do mel”, e para intensificar e poder gerar mais renda e produtividade para a população o parlamentar apresentou um requerimento na câmara municipal sobre um projeto para o desenvolvimento do cajueiro anão-precoce em Jacaraù. Com a aprovação do projeto, Peron comentou que o objetivo é gerar emprego e renda, podendo garantir uma ampliação econômica superior a junção dos últimos 20 anos.
Durante a reunião foi apresentado que uma das vantagens da implantação desse tipo de cajueiro no município é que ele é resistente contra boa parte das pragas, além de garantir a produção de até 3 mil quilos de castanha por hectare. Esses cajueiros foram geneticamente modificados e fornecem um pedúnculo (pé ou haste da flor ou do fruto) adocicado para consumo caseiro ou processamento industrializado.
Após uma reunião produtiva na EMPRAPA, os técnicos irão fazer uma visita no município para fazer testes e coletas de diferentes tipos de solos da zona rural de Jacaraù, e assim saber qual o melhor tipo de cajueiro com a genética adequada.

Leonardo Bezerra/ Blog do João Moura
Fotos: Assessoria