
A reunião que aconteceu em Lagoa de Dentro reuniu os prefeitos que compõem a Comarca de Jacaraú.
O município de Lagoa de Dentro (PB) sediou na tarde desta quarta-feira (30), reunião para tratar sobre o fim dos lixões. O encontro foi mediado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), representada pelo secretário administrativo Pedro e pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), representada pelos promotores de Justiça, Reniere Dantas e José Farias, e também pelo procurador de Justiça, Francisco Sagres.
A reunião que aconteceu no Portal da Lagoa, contou com a participação dos prefeitos: Fabiano Pedro (Lagoa de Dentro), José Aurélio “Baia” (Pedro Régis), Elias Costas (Jacaraú) e Totó Ribeiro (Curral de Cima). Além dos gestores municipais, participaram secretários e diretores municipais, professores, assessores e técnicos de cada município.
O fim dos lixões está próximo devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado por cada gestor perante ao Ministério Público.
O procurador de Justiça Sagres, por sua vez, enfatizou que o propósito do Ministério Público não é condenar os gestores, mas resolver a questão. Ele disse que o MPPB vai apresentar as metodologias e alternativas eficazes para a gestão dos resíduos sólidos em cada município.
Já em sua fala o promotor José Farias, disse está ciente das dificuldades vivida por cada cidade e da importância de reverter essa situação por meio da educação. “A gente sabe da dificuldade que cada cidade enfrenta e queremos dar o apoio, oferecendo métodos, meios e planejamento, inclusive. Sem falar que acabar com um lixão, para qualquer gestor, é uma conquista histórica, e isto acontecerá se começarmos pela educação”, disse.
Ao final do encontro, ficou decidido que a Famup, o MPPB e as gestões irão caminhar de mãos dadas em busca dessa meta histórica para os municípios. No dia 02 de abril acontecerá em Lagoa de Dentro, uma Audiência Pública que reunirá o Poder Executivo e Legislativo, secretários, associações, sindicatos, dentro outros, para dar o ponta continuidade nas discussões precisas para definitivamente acabar com os lixões.
Fonte: Assessoria de Comunicação