
A secretária de saúde de Lagoa de Dentro, Eliane Santiago, através de uma live transmitida nesta segunda-feira (01) abordou sobre o assunto recorrente mundialmente: Coronavírus (Covid-19).
No primeiro bloco a secretária entrevistou o agente de vigilância sanitária, Paulo César, onde foi explanado quais as ações preventivas a secretaria vem efetuando desde o início da pandemia. Eliane fez uma explanação falando sobre os testes rápidos que só devem ser realizados após o décimo dia de apresentação dos sintomas da Covid-19. Ela ainda lembrou que este exame está seguindo um protocolo do Ministério da Saúde.
Paulo César iniciou sua fala explicando que a secretaria vem distribuindo máscaras, orientando a população sobre os cuidados que devem ser feitos e seguidos de acordo com os decretos municipal e estadual. Barreiras sanitárias estão sendo realizadas, verificando a temperatura corporal e repassando informações necessárias para os motoristas que passam pela cidade.
Os profissionais de saúde ainda estão orientando os motoristas de alternativos e mototaxistas como se proteger e transportar os passageiros seguindo todas regras de higienização.
Outra medida importante que a prefeitura vem fazendo é visitar os estabelecimentos comerciais e informando as precauções que todos devem tomar.
A secretária Eliane ainda comentou que, “o estabelecimento que não cumprir com as medidas preventivas será notificado”. Com o aumento significativo de casos do Coronavírus no Estado da Paraíba, é necessário que ações mais rígidas sejam aplicadas para se evitar uma maior proliferação da doença.
Segundo Paulo, infelizmente a secretaria recebeu denúncias de que infelizmente alguns comerciantes se aproveitando do momento crítico, estavam vendendo produtos vencidos para a população. A secretaria de saúde juntamente com a prefeitura estão tomando todas medidas cabíveis para resolver estes casos.
A prefeitura ainda disponibilizou tendas e cadeiras para as pessoas que ficam na fila de espera da casa lotérica para receber seus respectivos salários ou benefícios.
O segundo bloco contou com a participação do agente de vigilância ambiental, Adriano Freire, que além de comentar sobre a Covid-19 também falou a respeito de outras doenças que a população deve se precaver.
“Estamos orientando a população a higienizar bem as mãos (com água e sabão), a higienização dos alimentos, principalmente quando comprar em supermercados, pois diversas pessoas tiveram contato com esses alimentos”, comentou Adriano.
Os agentes também estão realizando orientações aos feirantes e higienizando as vias públicas de maior fluxo de pessoas.
Eliane ainda fez questão de enfatizar que a população não pode se descuidar em relação a outras doenças, como a dengue, zika e chikungunya. Essas doenças causaram e continuam causando sequelas, portanto, as precauções devem continuar.
Finalizando a live, a secretária comentou que os profissionais da saúde estão trabalhando devidamente equipados com EPI (Equipamento de Proteção Individual), macacão, luvas e toucas.



Leonardo Bezerra/ Blog do João Moura
Fotos: Blog do João Moura