
Moradores de Nova Parnamirim, na região metropolitana de Natal, reclamam da demora dos ônibus nas paradas do bairro. A espera em alguns dias chega a passar de uma hora. Segundo alguns usuários, o problema vem se agravando desde o mês de março, quando a frota que circula na cidade foi reduzida por causa da pandemia da Covid-19.
“Moro há 30 anos no bairro e sempre tivemos problema com transporte público, mas na pandemia ficou ainda pior”, disse Francisco Leite, entregador e morador do bairro. Segundo os usuários, eles chegam a esperar mais de uma hora das paradas.
No mês de agosto o Governo do Estado determinou que as empresas responsáveis pelo transporte intermunicipal de passageiros no RN voltassem a operar com a frota regular de ônibus.
Atendendo a um pedido da Defensoria Pública em uma ação civil pública, a Justiça também determinou a circulação de 100% da frota. Mas as empresas alegam que não há demanda suficiente para esse retorno.
De acordo com Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em fevereiro, antes da pandemia, circulavam nos ônibus intermunicipais 1,8 milhão de passageiros. Nos últimos meses a média ficou em 900 mil.
Em nota o DER informou que está elaborando um plano de redistribuição das linhas e deve ter esse documento finalizado até o dia 15 de setembro. Depois de aprovado, as linhas serão monitoradas e, caso haja necessidade de ajustes, eles serão feitos pontualmente. O DER disse ainda que caso as escolas e outros serviços públicos que ainda não estão com expediente presencial, retomem as atividade, o plano será reavaliado.
Fonte: G1RN